quinta-feira, 16 de março de 2017

Via Sacra

NO MEIO DA QUARESMA HAVIA UMA CONSAGRAÇÃO A MARIA OU NO MEIO DA CONSAGRAÇÃO A MARIA HAVIA UMA QUARESMA?

Olá fieis!!! Gostaria muito de dividir com vocês esse período da Quaresma.

Pois bem, esse é o primeiro ano efetivamente que estarei vivenciando o período quaresmal, pois ano passado (2016) eu não tinha nem feito a primeira comunhão.

Tempo quaresmal é um período muito reflexivo, pois nesses 40 dias tiramos para rezar e ajustar nossas vidas conforme os ensinamentos do Nosso Senhor. Não que não tenhamos que fazer isso todos os dias, mas nesse período tudo fica mais intenso.

Se não bastassem as dificuldades penitenciais deste período, no dia 20/02/2017 comecei as orações diárias para a Consagração total a Jesus pelas mãos de Maria pelo método do Tratado a Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem de São Luiz Maria Grignion de Montfort.

Fiéis, vos digo: O Tratado é de leitura complexa e as orações são diárias e bem extensas!!!

Pensem em alguém que mal começou a andar e já quis sair correndo... Prazer, essa sou Eu!

Ta aí, no meio do Carnaval, precisei realizar todas as orações e não furei nenhum dia! Mas chegou a Quarta-feira de Cinzas... E agora? Além das orações que já vinha fazendo, o que preciso saber para me preparar para esse período?!!!

Na Quarta-feira de Cinzas aprendi que não se come carne vermelha, faz-se jejum e a Santa Igreja recomenda algumas orações e necessário se faz ir a Missa.

Missa!!!!! Mas eu estava viajando e no local não possuía Igreja! A Igreja mais próxima precisava passar por um engarrafamento gigante e não havia a certeza se a paróquia celebraria missa! Vale lembrar sobre as dificuldades da quantidade de Sacerdotes no interior do Rio de Janeiro e no Brasil.

Uma ressalva, para uma breve reflexão... Pedi perdão a Jesus pela minha ausência na Missa, e fiz uma oração em agradecimento aos meus Sacerdotes que sempre estão a minha disposição:

Padre Wagner e Padre Abimar – Matriz de Santa Rita de Cássia - Centro;
Padre Sebastião – Santuário Nossa Senhora de Loreto – Freguesia;
Padre Francisco – Igreja de Santa Luiza – Centro;
Padre George – Paróquia São Basílio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Centro.

Embora não tenha ido a Santa Missa, tenho a real noção que sou pó e ao pó hei de voltar (Gn 3.19).

No decorrer da semana, me deparo com a primeira sexta-feira da Quaresma e mais uma descoberta... Necessário se faz o jejum, abster-se de comer carne vermelha e realizar orações. Verdade é que todas as nossas sextas-feiras são de penitência, mas na Quaresma sempre fica um “Que” especial.

Neste período, muito se fala das práticas católicas e uma delas que descobri foi a oração da Via Sacra. 

Bem, eu conhecia a história da Via Sacra, mas não tinha noção que também podia ser rezada.

Cheia de curiosidade sobre a Via Sacra, olhem o que aprendi...

A saber:

Através da Via Sacra medita-se sobre a Paixão de Nosso Senhor. Essa meditação consiste que se percorra mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a cruz do pretório de Pilatos até o Monte Calvário. Essa meditação interna é muito praticada no período quaresmal e tem inicio na primeira sexta-feira deste período.

Estudos apontam que sua origem se deu com as Cruzadas (séc. XI/XIII), pois nesta época os peregrinos costumavam percorrer na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo em Jerusalém.

Nos tempos atuais (a partir do séc. XVI), a Via Sacra compreende quatorze estações, onde cada uma destas representa um momento do sofrimento e morte de Jesus Cristo e são profundamente meditadas.

Embora possa parecer uma devoção muito triste, precisa-se lembrar de que Jesus quis se entregar a verdadeira vida por meio da Cruz.

São Paulo em 1Cor.1,23-25, traz com muita devoção e amor a necessidade de fazer saber que, toda a luta de Jesus e o nascimento da Santa Igreja gira em torno da Cruz.

Como bem explicitado na Escritura Sagrada, Cristo crucificado foi um escândalo para os Judeus que esperavam por um Cristo triunfante e uma loucura para os Gregos que buscavam e se apoiavam na razão e na sabedoria. Mas para os Cristãos, a crucificação nada mais é a força e sabedoria de Deus, pois assim o quis.

A Cruz como iniciativa de Deus para a salvação, torna-se realidade em Jesus que se comunica com seus filhos fracos deste mundo com sabedoria, justiça, consagração e resgate através dela.

No momento em que Deus designa a morte de seu próprio filho e Dele mesmo por este meio, tudo se resume na palavra LIBERTAÇÃO.

Olhar para a Cruz meditando todos os momentos da Via Sacra é manter viva a nossa memória em Jesus e relembrar todo seu sofrimento para a nossa salvação.

Danielle Soares, 
Matriz de Santa Rita de Cássia, 
Centro, Rio de Janeiro.

Você sabia... que também é possível percorrer o caminho da Via Sacra pelo Mistério Doloroso do Santo Terço Mariano?

Sim, sabia! No terceiro terço do Rosário, aprecia-se os cinco Mistérios Dolorosos, que contemplam a Paixão e morte de Jesus:

01º) Agonia de Jesus no horto;
02º) Flagelação de Jesus;
03º) Corações de espinhos;
04º) Jesus carregando a cruz no caminho do calvário;
05º) Crucificação e morte de Jesus.

Assim, pode-se também meditar sobre a Via Sacra através dos Mistérios Dolorosos, pois o Rosário é considerado a oração perfeita, pois nela está a majestosa história da salvação.

Leitura Recomendada:
Gn 3.19
Jl 2,12-18
1Cor 1,23-25
2Cor 5,20-6,2
Mt 6,1-6.9,14-15.16-18
Is 58,1-9a

Fontes:
Bíblia Sagrada Edição de Estudos; Tradução dos originais grego, hebraico e aramaico mediante a versão dos Monges Beneditinos de Maredsous; 5ª Ed.; São Paulo: Ave-Maria, 2015;
w2.vatican.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.