sexta-feira, 24 de março de 2017

Quaresma


A Quaresma é um tempo litúrgico que dura quarenta dias, começando na Quarta-feira de cinzas e terminando no domingo de ramos.

Fundamentalmente, é um período voltado para reflexão, no qual se busca mais momentos de oração e penitência, visando bem acolher Jesus Ressuscitado no domingo de Páscoa.

Para atingir esse objetivo, já na missa da quarta-feira de cinzas, o sacerdote faz o sinal da cruz nas testas dos fiéis, marcando-as com as cinzas e diz: “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou “Tu és pó, e ao pó voltarás”. Tudo isso para convidar a conversão, a fim de todos pararem e refletirem: Em que preciso melhorar? Nessa mesma celebração, o Evangelho proclamado propõe os três importantes pilares desse período: o jejum, a oração e a caridade.

Dessa forma, deve-se utilizar esse tempo para arrepender-se dos pecados, deixando para trás as atitudes que não agradam a Deus. Assim é possível avançar na caminhada, aproximando-se do Pai, tendo Cristo como exemplo a ser seguido durante toda a vida.

Mas como as crianças podem vivenciar esse rico e importante período? Sendo crianças, afinal a pureza de um coração de uma criança reflete a essência do amor de Deus. Então, seguem algumas dicas para os pequeninos vivenciarem bem a quaresma:

- Ajudar mais os pais nas tarefas de casa;
- Jogar menos vídeo-game e permanecer menos tempo nas redes sociais. Assim haverá mais tempo disponível para fazer bem ao próximo;
- Gastar menos dinheiro com doces e brinquedos e ajudar os necessitados;
- Visitar os idosos da família;
- Rezar pelos enfermos;
- Doar alguns dos seus brinquedos e roupas para crianças pobres;
- Estudar mais para futuramente ter um trabalho digno e poder com seu sustento e sua profissão ajudar aqueles que não tiveram a oportunidade de frequentar uma escola;
- Prestar atenção na missa;
- Não falar palavrão;
- Não brigar com os amigos e com os irmãos;
- Obedecer aos pais;
- Reclamar menos;
- Cuidar melhor dos seus brinquedos e do seu material escolar;
- Ir mais vezes à igreja;
- Abraçar mais os pais;
 - Proporcionar mais momentos de oração em família.

Portanto, aproveitem, pois ainda há tempo de vivenciar uma santa quaresma!


“Sede santos, como Vosso Pai é Santo”. Mt 5, 48

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.