quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

APRESENTAÇÃO DO SENHOR NO TEMPLO – DUPLO MISTÉRIO

     Quando o Fiel Marcos Soares me convidou para escrever sobre a apresentação do Senhor no templo que acontece no dia 02 de fevereiro, confesso que fiquei encafifada... Como pode haver apresentação do Senhor nesta data, se Ele já foi apresentado no Natal (25/12), quando Ele nasceu?

     Que fique claro aos meus amigos fiéis que estão lendo esse breve apontamento, eu sou muito leiga nos assuntos do Nosso Senhor e da Nossa Igreja... mas estou firme na pesquisa e na caminhada. Tenho tantas dúvidas!!!! Mas vamos que vamos!

     A palavra “apresentação” significa o ato de comparecer perante alguém em algum lugar. Humm, então nesse caso, imagino que se fez necessário apresentar Jesus à alguém em algum lugar. Mas “pera ai”, o menino Jesus já não tinha sido apresentado aos três Reis Magos, pensei...

     Dentro da minha ignorância, eis que surgiu a luz do conhecimento onde me fez pesquisar pelo tema e olha o que encontrei!

     Com todas essas dúvidas, entrei no site do Vaticano para começar minha pesquisa e sanar meus questionamentos.

     Bom, de fato meu raciocínio não estava tão infundado assim, pois a Apresentação do Senhor
está correlacionado aos mistérios da infância de Jesus, como: Natal, Circuncisão, Epifania, a
Apresentação de Jesus no templo, A fuga para o Egito.

     Este mistério em específico que acontece no dia 02 de fevereiro, o que quer de fato nos dizer?

A saber:

     Naquela época, na Lei Antiga trazida pelo Antigo Testamento, havia dois preceitos quanto ao nascimento de filhos primogênitos.

     O primeiro, a mãe permanecia retirada em casa por 40 dias após o nascimento do filho e ao final deste período deveria ir ao templo purificar-se (Lv 12). Já o segundo, os pais deveriam levar o menino ao templo e ali o ofereciam a Deus. Após o oferecimento do menino, necessário se fazia resgatá-lo por cinco silcos de prata (Nm 18,16). Essa era a Lei de Moisés (Ex 13,2).

     Ok então! Mas para quem foi entregue o primogênito no templo e se fazer cumprir a Lei de Moisés?

     Na época, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso e que já aguardava pela profecia do nascimento do Salvador. Era um varão santo que reunia todas as características de uma ancianidade e que aguardava o Messias. Homem de grande fé e acreditava nas promessas de Deus, pois seu discernimento fazia o crer na libertação do pecado e o consolo do povo.

     Quando Maria e José chegaram com o menino no templo, Simeão toma o menino nos braços e se concretiza a profecia: “O espirito santo estava com ele...”, e tão logo também diz Simeão: “... e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o messias que vem do Senhor...” (Lc 2,26). Diante das narrativas, leva-se ao raciocínio de que Simeão teria sido o primeiro varão a gozar desse grande privilégio de ter o salvador nos braços. Depois de José, é claro!

     Ao ouvir as palavras de Simeão, Maria e José sentiram forte admiração pelo ancião, pois confirmava-lhes o que o anjo lhes tinha comunicado. Entretanto, após o anuncio ensombrou a alegria, pois o Messias cumpriria a sua missão por meio de sofrimento e a mãe ficaria associada à dor do filho (Lc 2,34-35).

     Diante de tanta leitura é possível observar a profundidade que tem esse episódio da vida do nosso Senhor. Em primeiro lugar, o cumprimento da profecia de Malaquias (Ml 3,1). E, segundo lugar Maria compreendeu que Jesus deveria ser conduzido ao templo não para o resgatar como os outros primogênitos, assim como previsto na Lei de Moises, mas sim para ser oferecido em verdadeiro sacrifício ( Hb 10,5-7).

     Em uma analogia ao que vivenciamos na Santa Missa, a apresentação de Jesus no templo, poder-se- ia comparar, de algum modo, ao Ofertório do Sacrifício do Calvário. Na preparação desse sacrifício, como depois na sua realização no cume do Golgota, já se estava reservado um lugar especial para a mãe do Salvador.

Danielle Soares, 
Matriz de Santa Rita de Cássia, 
Centro, Rio de Janeiro.

Você sabia...

     Que o Mistério Gozoso rezado no Terço Mariano tem toda relação com o mistério da Apresentação do menino Jesus no templo e A purificação de Nossa Senhora?


     Sim, no primeiro terço do Rosário, rezados nas segundas, sábados e domingos do Advento, contemplamos os cinco mistérios gozosos que aprecia a encarnação do Filho de Deus e sua missão no mundo. São eles: 1º: Anunciação a Maria; 2º: Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel; 3º Nascimento de Jesus; 4º: Apresentação do menino Jesus no templo e purificação de Nossa Senhora; 5º Perda e encontro do menino Jesus no templo.

     Recomenda-se que, quando não se rezar o Rosário inteiro de uma só vez, que se respeite essa ordem a cima apresentada para que o Terço Gozoso fique completo.

Leitura Recomendada:
Ml 3,1-4
Hb 2,14-18
Lc 2,22-40

Fontes:
Bíblia Sagrada Edição de Estudos; Tradução dos originais grego, hebraico e aramaico mediante a versão dos Monges Beneditinos de Maredsous; 5ª Ed.; São Paulo: Ave-Maria, 2015;

Dias, Monsenhor João Scognamiglio Clá, O inédito sobre o Evangelho – Comentários aos evangelhos Dominicais, Vl, VII; São Paulo: Libreria Editria Vaticana – Instituto Lumen Sapientiae, 2013;

w2.vatican.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esta notícia.